2 de abril de 2012

AS 3 GRANDES SURPRESAS NO CÉU



Martinho Lutero, em uma de suas reflexões, supôs que no céu haveriam 3 grandes surpresas. A primeira seria ele próprio estar lá, a segunda seria encontrar pessoas que ele nunca imaginou que estariam lá, e a terceira seria não encontrar as pessoas que ele imaginou que estariam.


Meditando no que Lutero disse sobre as 3 grandes surpresas do Céu, me veio a lembrança a passagem de1 Samuel 16:7 ("...O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração"). Nesta ocasião o Senhor Deus já havia rejeitado Saul como rei de Israel, e enviou Samuel à casa de Jessé para ungir um de seus filhos como o novo rei de Israel. Mas antes Deus havia alertado a Samuel para não considerar aparência e nem altura.

O homem tem a tendência em admirar o exterior, o que satisfaz a sua vista, o que é bom aos seus olhos. Infelizmente temos essa visão limitada das coisas(1 Coríntios 13:12). É óbvio que a nossa visão fica mais clara no momento em que as escamas caem e temos um relacionamento mais profundo com Cristo, mas mesmo assim ainda vemos em parte, não O conhecemos plenamente. Deus porém, é Onipotente, Onipresente e Onisciente. Ele vê o interior, o lugar mais profundo e obscuro do coração humano. E é por isso que eu acredito que realmente seremos surpreendidos quando chegarmos no Paraíso.

Se analisarmos essas 3 Grandes Surpresas do Céu, encontramos respaldo bíblico. Vejam essas passagens:

Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz. Marcos 4:22

Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más. 2 Coríntios 5:10

"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Mateus 7:21

A 1ª Grande Surpresa - a de estar lá -. Muitos cristãos dizem ter a certeza  absoluta da salvação. Dizem que o que dá essa certeza é que Cristo morreu por nós, a salvação é pela graça de Deus, que somos os eleitos, lavados pelo sangue de Jesus e por aí vai... Amém!!! Tudo isso são verdades bíblicas, e fazem parte da nossa fé e isso que nos dá esperança da glória. Mas qual de nós, por mais fé que tenhamos em Cristo e em sua obra salvífica, ainda limitados como seres humanos, lutando contra todas as obras da carne, portanto ainda assim pecadores, mentirosos, avarentos, gananciosos, egoístas, egocêntricos, miseráveis, pobres... E como sabemos, a salvação é pela graça de Deus, não depende de nós, diante disso quem pode verdadeiramente garantir 100%  da salvação??? Sejamos honestos.

Realmente será uma grande surpresa a minha chegada no Reino dos Céus! Primeiro por completar a minha carreira e conquistar o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Segundo por poder conhecer ao Senhor Deus assim como sou conhecido e ter uma visão plena das coisas de Deus!

Sobre a 2ª Grande Surpresa - encontrar pessoas que ele nunca imaginaria que estaria no Céu -. Como vimos em 1Samuel 16:7, o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. Eu acredito que muitas pessoas que "fogem" do estereótipo de "cristãos", mas com corações puros, sinceros e piedosos alcançarão misericórdia e redenção divina. O Salvador disse: “Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus (Mt 8.11). O que dizer do ladrão na cruz que horas antes estava perdido blasfemando contra o Senhor Jesus. Mas em um momento de lucidez, convencido pelo Espírito, aos 45 minutos do segundo tempo, escuta do Senhor que é autor da Salvação: “Hoje mesmo estará comigo no Paraíso”. Este é o Senhor Jesus! O ladrão na cruz foi justificado não pelas obras de justiça que tivesse feito, mas segundo a misericórdia de Deus (Tt 3.5). Ele nunca pertenceu a uma igreja [ou sinagoga]. Em uma questão de segundos foi inserido na Igreja Verdadeira!!! Não se espantem se encontrarmos no Céu pessoas que confessavam uma fé diferente da nossa. Quão grande a surpresa encontrarmos pessoas que se diziam Ateus, Espíritas, Budistas, Muçulmanos, Judeus, Hindus...  A salvação é pela Graça e é um dom divino. Só o Senhor Deus conhece todas as coisas e sonda os nossos corações. Ele enviou seu Filho Jesus Cristo para salvar toda Humanidade (Lucas 19:10, Mateus 22:1-14). Só o Senhor Deus pode saber a intenção de um coração em seu último suspiro de vida!!!

E a 3ª Grande Surpresa - não encontrar as pessoas que ele imagina que estariam no Céu -. Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ 
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ " Mateus 7:21-23. Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos. Precisa falar mais alguma coisa?

Temos cometido muitos erros com conclusões antecipadas e superficiais. Somos limitados e precisamos reconhecer a Soberania de Deus em nossas vidas. Que a 1ª Grande Surpresa do Céu seja realidade em nossas vidas e das pessoas ao nosso redor. Jesus Cristo veio para salvar todos os homens. Esse é o nosso Chamado, essa é a nossa Missão.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:

15 comentários:

  1. Muito de Deus sua iniciativa.
    Acredito sim que no ceu iremos encontrar muitas pessoas que nao esperamos encontra-las lá, mas realmente vc acredita na salvação sem Cristo ou na crença de um Deus vivo. Bom pelo menos Ateus nem acredita em Deus muito menos em um Cristo, Induismos adoram outros deuses... E alguns outros adoram programas de Tvs, Esportes, Protituição e etc.... Mas sera q iremos encontrar Ateus no ceu?
    Baseado em que?
    Obrigado e parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LK, Obrigado pelo seu comentário...
      Gostei muito do seu comentário, notei que você compreendeu muito bem a essência da postagem e não se escandalizou.

      Sobre os ateus e as outaras religiões eu não havia me expressado corretamente (já fiz a correção no post, obrigado de novo,rs.), isto é, só Deus conhece os corações dessas pessoas, e Deus sabe as razões e os motivos que as levaram a professarem essa fé. Existem pessoas que se dizem ateus por rebeldia, mas no seu íntimo reconhece a Glória de Deus ( assim como um filho por "birra" diz não gostar mais dos pais depois de uma bronca ou por não receber aquilo que quer). Ou aquela pessoa que depois de uma vida inteira negando ao Deus Vivo, e indo cotra a sua Palavra, no final passa a reconheçer a soberania de Deus (assim como o criminoso que estava ao lado de Jesus na crucificação) Por isso no final desse parágrafo, conclui com a seguinte frase: "Só o Senhor Deus pode saber a intenção de um coração em seu último suspiro de vida!!!"

      Eu creio, por meio da Palavra de Deus que testifica, que só há salvação em Jesus Cristo. Mas as vezes penso nas inúmeras pessoas que morrem e morreram sem jamais ouvir de Cristo (grande parte por negligência de nós cristãos), e no imenso amor de Deus! Ele é o Deus Todo-Poderoso e Soberano, e se Ele decidisse "subir com todo mundo"? Quem seria um de nós para questiona-lo? Muitos diriam que Deus jamais iria ir contra a sua Palavra, mas e daí? ELE É DEUS!!! Ninguém de nós merecíamos estar lá se não fosse pela Sua vontade e a obra de Seu Filho Jesus Cristo...

      Eu acredito em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Creio que Jesus Cristo veio á Terra como homem, passou pelas nossas mesmas tentações mas se manteve irrepreensível. Padeceu e sofreu com morte de Cruz para redimir nossos pecados, e ao 3º dia ressuscitou e hoje vive e habita em nós através do Espirito Santo que nos capacita para Obra de Cristo e nos livra do pecado!

      Acredito piamente que sem Cristo não há salvação, e é isso que me move a pregar o seu Evangelho. Mas acredito também, que o nosso conhecimento de Deus é limitado. Quão insondáveis são os Seus pensamentos!!! Romanos 11:33

      Obrigado e um forte abraço!

      Excluir
    2. Tem razão LK...baseado em que???.... TEM Q SI FUDER TUDO NO INFERNO, ETERNAMENTE, pra largar de ser ATEU ou de acreditar no DEUS ERRADO, no caso dos hindus , se ñ, onde estará a justiça divina???......ahahhahaha

      E depois se os cristãos encontrarem esses pessoal no CÉU pode acabar gerando revolta e DEUS ñ pode aceitar isso........PAU NU CÚ DO ATEU!!!! rsrsrs XD XD XD XD XD

      Excluir
    3. Que isso brother, pra que tanta violência?!


      O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
      2 Pedro 3:9

      Excluir
  2. muito boa sua reflexão , completamente biblica e verdadeira ,realmente não seremos salvos por nossas obras como a propria biblia fala não há mais ninguem justo na terra , sim somos pecadores e so receberemos nossa salvação por meio de cristo , do seu sacrificio eterno , que a paz esteja com todos ]

    ResponderExcluir
  3. muito boa sua reflexão , completamente biblica e verdadeira ,realmente não seremos salvos por nossas obras como a propria biblia fala não há mais ninguem justo na terra , sim somos pecadores e so receberemos nossa salvação por meio de cristo , do seu sacrificio eterno , que a paz esteja com todos ]

    ResponderExcluir
  4. meu amado,seu post é propicio e oportuno mas muito divergente,com certeza Jesus veio salvar a todos mas a todos que nele crer;já com relação aos ultimos segundos de vida como surpresa eu até concordaria mas mat:10,32 a diante carece de uma explicação vc pode da-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora na resposta (deixei essa página em "Stand by" por alguns meses)...

      Respondendo a sua pergunta, creio piamente na Palavra de Deus, e é a base sobre qualquer estudo. Nesse texto, que foi adptado, procurei incluir o máximo de passagens bíblicas, respeitando o contexto, pra exemplificar as afirmações do texto. No entanto se trata de uma reflexão, apenas isso, em nenhum momento afirmei se tratar de uma máxima cristã ou uma verdade absoluta. Repito: a publicação se trata de uma reflexão, não pra confundir ou escandalizar, mas pra gerar uma profunda ponderação, e acima de tudo busca pela Palavra de Deus. Portanto o objetivo essencial do texto é refletirmos sobre alguns pontos relacionados a fé cristã, como diz em 1 Tessalonicenses 5:21, "Examinai tudo, retém o que é bom."

      Que nos acheguemos cada vez mais diante de Deus e através do seu Espírito tenhamos discernimento, sabedoria e maturidade para o conhecimento de Cristo!

      Excluir
  5. Deus é Poderoso para nos resgatar das trevas e nos conceder a salvação, condição: arrepemdimento; o meio mais fácil de nos humilharmos perante ele para alcançarmos sua maravilhosa graça.

    ResponderExcluir
  6. DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA. QUE NO CEU NAO ENTRA PECADO

    ResponderExcluir
  7. já li mais de 20 vezes, muito lindo. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Imagina ter um pai e não saber sua afiliação , sim isso pode e acontece no mundo ..Porem quem nasceu de Deus , esse sabe que seu Espirito testifica com Espirito de Deus que esse é filho salvo ...Deus não deu poder para a igreja saber quem é salvo ou não , mas Deus deu o poder para esse saber que nasceu de novo ...Ouço heresias nesse texto ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora na resposta (deixei essa página em "Stand by" por alguns meses)... Agradeço seu comentário, obrigado mesmo.

      Não creio haver nenhuma heresia pois se trata de uma Reflexão. Procurei incluir o máximo de passagens bíblicas, respeitando o contexto, pra exemplificar as afirmações do texto. Em nenhum momento afirmei se tratar de uma máxima cristã ou uma verdade absoluta. Repito: a publicação se trata de uma reflexão, não pra confundir ou escandalizar, mas pra gerar uma profunda ponderação, e acima de tudo busca pela Palavra de Deus. Portanto o objetivo essencial do texto é refletirmos sobre alguns pontos relacionados a fé cristã, como diz em 1 Tessalonicenses 5:21, "Examinai tudo, retém o que é bom."

      Excluir
    2. Querido, a paz de Cristo, o irmão fala do ladrão na cruz, porém, o ladrão, não tinha mais tempo de congregar, se aceitar o Senhor Jesus e nem se batizar, e foi, realmente, aos 45 minutos do segundo tempo, como o próprio disse, entretanto, este, para mim, é apenas um exemplo de arrependimento verdadeiro de um pessoa no leito, sabendo que a qualquer momento irá morrer, e entender, que se não se arrepender irá para o inferno.

      Excluir
  9. No céu, não entrará pessoas boazinhas, pessoas cheias de boas intenções, pessoas de bom caráter, pessoas que praticam caridades e etc, e sim, com esses atributos, mais tem que praticar o mais importante: CONFESSAR QUE JESUS CRISTO MORREU E RESSUSCITOU, para nos salvar do inferno.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...